Loading...
CASES 2018-01-19T13:31:39+00:00

Beleza Natural

A Beleza Natural é uma empresa de produtos e serviços para tratamento capilar para mulheres de cabelos crespos ou encaracolados. O primeiro trabalho da MSW para Beleza Natural foi revisar o processo de apuração de resultado e criar uma base de informação antecedente para a gestão financeira proativa. De imediato, criou-se um elo positivo entre a equipe da MSW e os sócios fundadores da Beleza Natural. Em seguida, surgiu o segundo desafio de criar um novo sistema de medida e acompanhamento do desempenho, o qual estabeleceria em todos os níveis a disciplina com foco em resultados. O engajamento da MSW com o “projeto” Beleza Natural crescia impulsionado pela inspiração e determinação dos Fundadores em fazer com que aquela empresa, que possuía treze salões de beleza na época, se tornasse uma marca de excelência com alcance global garantindo que seus serviços promovessem a auto-estima com a transformação pessoal de mulheres negras de classes C e D. A MSW passou a contribuir em vários âmbitos de decisão da Beleza Natural, logo, recebendo o mandato para coordenar o desenvolvimento do Plano de Negócios e conquistar um novo sócio alinhado com a cultura da companhia. Era nítida a oportunidade da empresa de crescer nos mercados brasileiros e internacionais. Deste modo em 2014, em processo coordenado pela MSW, a GP Investimentos investiu R$ 70 milhões, adquirindo participação minoritária, decisão que representou uma quebra da prática de gestor de private equity de maior tradição no país, que apenas investia em empresas com aquisição de controle até aquele momento. Em 2013, a Beleza Natural tinha 13 institutos de beleza no país. Passados 2 anos do investimento da GP, hoje possuí mais de 32 operações e dá início à sua jornada internacional.

Cidade Imperial Premium Beer

Seguindo a força da marca
Fundada em 1997 por Dom Francisco de Orléans e Bragança e Rita de Cássia Pires, a cervejaria Cidade Imperial Premium Bier reúne o requinte e a exclusividade com a tradição de cervejaria e a qualidade da água de Petrópolis.
Instalada na Mosela, bairro de colonização alemã, adota a arte de fabricação de cervejas da Alemanha, seguindo a Lei da Pureza da Baviera (1516), que exige que a cerveja seja fabricada exclusivamente à partir da utilização de malte de cevada, lúpulo e água.
Em 2014 essa pequena cervejaria produzia 3,5 milhões de litros de cervejas Pilsen, Helles e Dunkel para clientes exclusivos. Nessa época, já estava consolidado a tendência de mudança no mercado de cervejas. A cada ano, as cervejas artesanais ocupavam uma maior parcela do mercado e quase eram responsáveis por grande parte do lucro nas grandes cervejarias. Era o momento de Cidade Imperial ocupar o seu espaço de mercado em linha com a sua marca de qualidade.
Em conjunto com os Fundadores a MSW desenvolveu a nova visão e o plano de expansão comercial ampliando o alcance da marca Cidade Imperial. Em pouco tempo, em meados de 2017, a Cervejaria Cidade Imperial inaugura uma segunda instalação em Petrópolis com capacidade de 75 milhões de litros por ano e se estabelece como uma nova marca nacional no mercado de cervejas especiais.

Civil Master

Empresa de engenharia em altura, especializada em soluções e serviços em locais de difícil acesso, atua principalmente em geotécnica, montagem e desmontagem de estruturas de construção civil e energia. Formada por profissionais capacitados nas técnicas de engenharia e construção e na arte do alpinismo, a Civil Master começava em 2013 a ser percebida pelos grandes construtores como um parceiro diferenciado e de alta efetividade. Em 2013, quando a MSW iniciou o desafio de planejar o crescimento da Civil Master, aproveitando as oportunidades naturais de mercado, a receita anual da companhia era de R$ 12 milhões. A meta era posicionar a Civil Master entre as empresas líderes em sua especialidade no Brasil. Para atingir este objetivo de forma acelerada, não bastava aprimorar os processos atuais, era preciso uma nova proposição de valor baseada em nova forma de atuação. A MSW auxiliou a Civil Master a atrair e realizar um processo de sociedade com uma empresa francesa líder mundial em tecnologias de acesso por cordas e de uso de helicópteros em obras de grande porte. Através do aporte dessas novas competências, a Civil Master realizou um salto de competitividade e conquistou contratos de volume nem sequer pensados anteriormente. Em apenas 3 anos a companhia obteve um crescimento acelerado atingido a marca de quase 10 vezes sua receita de 2013.

AMMA

Em 2013, quando a MSW conheceu os Fundadores da AMMA, ela era a única marca brasileira “premium plus” de chocolates orgânicos, que tinha no seu DNA a missão de proteger a Mata Atlântica e a Amazônia, o habitat para o cultivo do cacau de forma natural. A marca AMMA já tinha ganho prêmio internacional no Salon du Chocolat em Paris. O papel da MSW era auxiliar o planejamento do futuro da companhia, a construção do Plano de Negócios, atrair investidores e co-investir. A MSW criou em 2014 o “Condomínio de Investimento AMMA”, e captou R$ 3 milhões com investidores anjos, que foram destinados à melhorias técnicas da fábrica, criação da Casa do sabor AMMA em São Paulo (ganhadora do premio Veja de melhor chocolate), da Loja AMMA de Salvador, e profissionalização da gestão nas áreas de finanças, produção e comercial.

LifePro

Idealizada por 5 jovens com vidas conectadas ao esporte, em especial ao futebol, a LifePro foi concebida como empresa de gestão de carreira para atletas de alta performance, apoiando a gestão financeira, de imagem, de patrimônio e em mudanças de localidade. A MSW conheceu o projeto em 2013 quando era apenas uma ideia e se posicionou como investidor anjo e sócio ativo. Como tal, participou da criação da empresa, cedeu espaço para os executivos em seu próprio escritório, orientou no desenvolvimento das ofertas e aportou capital inicial. Em menos de dois anos a LifePro ganhou maturidade e sustentabilidade financeira. A tese de demanda estava correta e os clientes exigiam cada vez mais soluções personalizadas. A MSW percebeu que tinha atingido a sua missão e após 2,5 anos, vendeu a sua participação, realizando retorno de 3 vezes o valor investido no negócio. Hoje, os jovens fundadores seguem sua jornada deconsultores especializados em apoio às carreiras profissionais de atletas de alto desempenho, inclusive atendendo atletas brasileiros em contratos internacionais.

Contato

+55 21 2542 4042
contato@mswcapital.com.br

Rua Lauro Müller, 116/ 1208
(Torre do Rio Sul)
Botafogo | Rio de Janeiro-RJ