Novas tecnologias desafiam as formas de pensar e aceleram a concepção de novas soluções em produtos e serviços. Manter-se à frente em um mundo em rápida mudança se torna ainda mais desafiador para as corporações, provocando a necessidade de novas respostas e impulsionando a conexão externa com novos atores.
O corporate venture capital - investimento corporativo em startups - tornou-se chave para acelerar o acesso a novas tecnologias, o aprendizado de formas de competir em novos mercados digitais e experimentar diferentes modelos de negócios. O engajamento bem-sucedido com startups inovadoras requer uma cultura própria, distinta da necessária para execução eficiente de operações maduras, assim como a expertise na gestão de investimentos de venture capital.
O modelo de gestão de fundos multicorporativos da MSW oferece uma transição segura para a estratégia de corporate venture capital. As corporações aproveitam a experiência de venture capital da MSW, ganham acesso privilegiado ao ecossistema de empreendedorismo e inovação e constroem a sua cultura através da integração com startups e do intercâmbio de experiências com outras corporações.
A mentalidade e as competências necessárias para iniciar um programa de CVC normalmente não fazem parte da atividade “core” de uma empresa. Não é à toa que 50% dos programas de CVC que são estruturados de forma independente não chegam sequer ao 4º ano de operação (*fonte estudo Insead 2018).
Investir em negócios que estão começando exige mentalidade de longo prazo e apetite para lidar com risco. A MSW é uma gestora de Venture Capital pioneira em atuar em parceria com corporações para a realização de investimentos em startups, minimizando o risco e gerando retorno financeiro e estratégico.
A MSW mantém um fluxo permanente de originação, tanto se beneficiando de um deal flow orgânico proporcionado pelo seu engajamento contínuo com ecossistema de inovação e com o mercado de venture capital, como realizando chamadas de startups focadas em segmentos-alvo conforme o interesse dos seus investidores.
Os executivos das corporações investidoras são envolvidos nas etapas-chave do processo seletivo e da recomendação de investimento e em pouco tempo adquirem um conhecimento estratégico sobre o mercado que atuam e passam a ter uma visão muito além das áreas de P&D de suas corporações.
A MSW conduz o diálogo com as startups recomendadas no processo seletivo e a negociação das condições do investimento. Essa tarefa inclui a realização do valuation, a construção de um plano de apoio (em parceria com os executivos das corporações), além de due diligence e coordenação da assessoria jurídica na elaboração dos documentos definitivos.
Nessa etapa, a MSW passa a caminhar junto com a investida, como sócio minoritário com a missão de acelerar a trajetória de crescimento, funcionando como elo entre os empreendedores e as corporações na implementação do plano de apoio. A MSW participa de decisões estratégicas, auxilia no aprimoramento das estruturas de gestão e governança e apoia em novas rodadas de captação.
O desinvestimento é planejado em linha com o horizonte do fundo, considerando alternativas de maior geração de valor para a empresa investida e retorno financeiro para os cotistas do fundo.